Para a psicologia, existem 6 maneiras de amar alguém: descubra qual é a sua

amar alguém – Para entender como funcionam os relacionamentos íntimos, familiares e amorosos, o psicólogo canadense John Alan Lee elaborou a teoria dos estilos de amor. Nela, o especialista procurou exemplificar as seis formas arquetípicas de comportamento mais comuns dentre as que observou.

Conheça quais são elas:

Estilos de amor mais comuns na psicologia

Eros

sexo costas paixao 216 400x800

É movido pela paixão, pela atração física ou até mesmo mental. Intensidade é a palavra de ordem neste estilo de amor. Isso quer dizer que se atraem facilmente por pessoas com o tipo físico que lhe agradam. É um estilo que muitas pessoas já viveram um dia, pois pode acontecer à primeira vista. Inclusive, a beleza física é extremamente importante para as pessoas que vivem este amor. A atividade sexual rege a relação, pois Eros quer criar satisfação sexual para as duas partes. São amantes eróticos, que se dedicam ao prazer da carne e escolhem por intuição ou química.

Principais características

  • Acontece uma conexão física muito intensa e imediata;
  • É possível exclusividade, mas nunca possessividade;
  • Sem monotonia na vida sexual, procura aventuras;
  • No geral, está preparado (a) para o amor.

Ludus

signos fieis traicao 0716 260x700

É possível que algum amante lúdico já tenha cruzado o seu caminho. Eles querem apenas se divertir. Ficam em uma “relação” até o primeiro segundo em que se sentem entediados e, então, nada mais os segura. Eles não procuram um relacionamento estável e raramente se envolvem muitas vezes com a mesma pessoa; se isso acontecer, é possível que seja com outras ao mesmo tempo. Talvez pela imaturidade ou medo de se abrirem, não revelam seus pensamentos ou sentimentos para seu parceiro. Pessoas deste estilo se atraem por vários tipos físicos.

Principais características

  • Não tem maturidade para se comprometer emocionalmente;
  • Não procura se envolver de maneira alguma;
  • Procura sexo por diversão, sem grandes emoções.

Storge

Storge é amor romântico, duradouro, familiar, aquele que existe entre irmãos, cônjuges, primos, pais e filhos. Exige certo comprometimento, responsabilidade e lealdade. Neste estilo, o que prevalece é uma amizade especial, onde o que é importante é a intimidade com o parceiro (a) e o companheirismo, antes mesmo de qualquer interação sexual. Não há, por exemplo, a prevalência de um tipo físico, uma vez que a questão emocional está em primeiro plano. Este é um tipo de amor comum para pessoas que costumam ter relacionamentos duradouros.

Principais características

  • Não procura por um amor, porém, se o encontrar, estará preparado (a);
  • Um pouco possessivo, mas não muito ciumento;
  • Acredita que amor e amizade podem andar juntos.

A partir dos três estilos de amor descritos surgem outras formas, que ocorrem quando aquelas se misturam e resultam em características diferentes. As mais comuns, identificadas pelo psicólogo canadense:

Eros + Ludus = Mania

sexo casal paixao 0417 400x800

 

 

Fonte: Vix (ESCRITO POR MARIANA AMORIM)

Categorias Comportamento

Deixei seu Comentário

Seu email não será publicado.