Pingar álcool no ouvido faz mal: técnica pode causar surdez. Veja jeito certo de desentupir o ouvido

desentupir o ouvido – Usar álcool no ouvido para desentupir é uma receita caseira muito usada quando entra água no canal auditivo. Ao pingar a substância, o líquido que incomoda passa a evaporar, o que alivia imediatamente a sensação de entupimento. Apesar de funcionar, será que o procedimento é seguro? Confira:

Pode pingar álcool no ouvido?
De acordo com o Jamal Azzam, otorrinolaringologista da Clínica Jamal, colocar objetos ou líquidos no ouvido é sempre um risco. “Isso deve ser feito somente de modo indicado explicitamente pelo médico”, explica.

Ainda segundo ele, a membrana do tímpano separa o canal do ouvido médio, que é sensível e não deve ter contato com nenhuma substância. Entretanto, qualquer alteração nesta membrana propicia a entrada de compostos na parte média, o que pode causar infecções graves, zumbidos, tonturas e até mesmo perda definitiva de audição. “O problema é que a maioria das pessoas que apresentam deformações nessa película não sabe que as tem. Portanto, é indicado tirar água do ouvido com álcool apenas em casos nos quais já foi comprovado que essa região do tímpano é íntegra e que o canal do ouvido não tem contraindicações”, ressalta.

Como desentupir ouvido?
O profissional explica que o mais indicado é esperar a água sair normalmente. Se isso não ocorrer, pode ser sinal de excesso de cera ou descamações que impedem que a substância seja liberada.

O doutor indica o que fazer para tirar água do ouvido:

Deite-se lateralmente, deixando o ouvido entupido para baixo e esfregue levemente a orelha, em movimentos circulares, fechando e abrindo a boca ao mesmo tempo.
Caso o incômodo permaneça, mantenha o ouvido tampado para baixo e dê leves tapas no outro lado da cabeça.
Caso nada resolva, espere um pouco e repita os procedimentos. Se mesmo assim não obtiver melhora, procure um médico. O especialista também deve ser procurado se o indivíduo apresentar sintomas como dor de ouvido, vazamento de sangue ou pus e, no caso de crianças pequenas, mudanças de comportamento.

-vix

Categorias Cotidiano

Deixei seu Comentário

Seu email não será publicado.