8 erros comuns que cometemos na alimentação

Seja por hábito ou na tentativa de emagrecer mais rápido, cometemos alguns deslizes que atrapalham a busca por uma vida mais saudável. Confira os principais erros que podem estar prejudicando sua alimentação e metabolismo:

1. Beber enquanto come – Ingerir líquidos durante a refeição aumenta a fermentação e desacelera a digestão das proteínas e carboidratos. Com isso, as vitaminas e minerais da sua refeição podem não ser devidamente absorvidas pelo seu corpo. Refrigerante, suco, cerveja, água, corte todos eles nessa hora.

2. Ficar muito tempo sem se alimentar – Ficar muitas horas sem comer não é bom já que o nosso metabolismo passa a não funcionar corretamente e a armezenar gordura desnecessária. O certo é comer de 3 em 3 horas, por isso, evite pular refeições e faça pequenos lanches entre elas.

3. Mistura desnecessária no prato – Nada de se empolgar com o self service e sair colocando tudo que gosta no prato. Macarrão, arroz, feijão, sushi, salmão, batata frita, feijoada não devem estar juntos no mesmo prato. O ideal é se servir de porções equilibradas de cada grupo de alimento. Um pouco de carboidrato, proteína, legumes e vegetais, tudo bem balanceado para você se sentir satisfeito, sem peso no estômago nem na consciência.

4. Não mastigar bem – Na pressa, acabamos comendo rápido e esquecemos de mastigar direito a comida, sem nem sentir o seu sabor. O correto é mastigar de 20 a 30 vezes antes de engolir, para facilitar a digestão e também ter sensação de saciedade. Comer em grande quantidade e rápido só fará com que você não se sinta satisfeito e coma mais do que o necessário.

5. Ir para a academia sem comer antes – Se você é um daqueles que adora academia e quer perder peso, não pode esquecer da alimentação. Se engana quem pensa que não comer nada antes do exercício fará com que quime mais calorias, muito pelo contrário. Você precisa de energia para se exercitar, portanto coma algum carboidrato antes de malhar.

6. Não tomar café da manhã –  Sua avó tinha razão: o café da manhã é mesmo a principal refeição do dia, já que é ela que te fornece energia para todas as tarefas diárias. Após muitas horas em jejum, o corpo precisa de energia para funcionar e pular o café da manhã só fará com que você fique com muita fome e coma mais do que o necessário na hora do almoço. Separe um tempinho na sua manhã e aproveite seu desjejum rico em nutrientes.

7. Beber um cafezinho depois do almoço – Beber um cafezinho depois do almoço já se tornou um hábito de muitas pessoas. Porém, a ingestão de cafeína logo após a refeição pode inibir a absorção de ferro dos alimentos. Dê preferência aos chás digestivos, ou, se não conseguir largar o cafezinho, deixe para tomá-lo 1 hora após o almoço.

8. Cometer exageros – Comida é para ser apreciada com moderação. Tudo bem que todo mundo comete exageros, algumas vezes. Mas comer em excesso e/ou apenas um tipo de alimento é prejudicial à saúde. Comer muita fritura, sabemos que não é indicado, mas também só comer proteína ou só fruta não irá te fazer bem algum.

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