4 regras culinárias que você segue há anos mas, segundo a ciência, não funcionam

regras culinárias  – Além de temperos de família e “ingredientes secretos”, muitas das técnicas que você segue na hora de cozinhar foram herdadas, aprendidas e repetidas sem qualquer questionamento, certo? Pois saiba que algumas das mais tradicionais regras culinárias não possuem sentido real para a ciência, segundo especialistas ouvidos pela reportagem da rede de notícias BBC.

Regras culinárias que devem ser ignoradas

casal cozinhando programa 0217 400x800

1. Regra: fritar alimentos com azeite de oliva faz mal para a saúde.

Mito: ao contrário do que já foi dito, as moléculas de gordura do azeite não se queimam em temperatura inferior à dos outros tipos de óleo e, portanto, não produzem compostos químicos que trariam danos a saúde. A regra é falsa e, segundo cientistas, os componentes formados pelo azeite de oliva são até menos prejudiciais para o organismo do que os demais.

2. Regra: o macarrão deve ser cozido em uma panela grande.

massa macarrao espaguete 0417 400x800

Mito: a recomendação é antiga e muito seguida porque, teoricamente, o recipiente maior faria com que a água levantasse fervura mais rapidamente e evitaria uma massa grudada. Porém, de acordo com a ciência, a mesma quantidade de macarrão baixará a temperatura da água, independentemente do tamanho da panela e o ponto de ebulição será recuperado em tempo semelhante. A teoria do macarrão grudado também não se sustenta, já que a massa só consegue ficar colada uma a outra nos primeiros 60 segundos dentro da panela, quando os grãos de amido incham. Para evitar a cola, então, basta mexer o alimento com um garfo no primeiro minuto de cozimento.

3. Regra: para ficar suculenta, a carne deve ser selada em fogo alto.

Mito: ao contrário do ensinamento, que afirma que a técnica protegeria a parte suculenta do alimento, a alta temperatura pode fazer com que fibras e músculos da carne contraiam, eliminando mais líquidos e promovendo efeito contrário. Mas a ciência aponta que a dica culinária, apesar de não manter o suco da carne, faz com que ela tenha seu sabor mais realçado, graças ao processo pelo qual açúcares e aminoácidos passam ao reagir com o calor.

4. Regra: para a carne ficar saborosa, ela precisa ser marinada.

carne assada macia 116 400x800

Mito: não há necessidade de marinar a carne para realçar seu sabor, já que os condimentos ficam somente na superfície e apenas sal, moléculas pequenas de açúcar e alguns ácidos penetram realmente no alimento. A marinada só é útil quando a carne é dura, pois o procedimento suaviza sua textura.

 

 

 

-vix

Categorias Dicas de Culinária,Gastronomia

Deixei seu Comentário

Seu email não será publicado.