Yaz e Yasmin: como agem, efeitos, risco de trombose + TUDO sobre as duas pílulas

risco de trombose – As pílulas Yaz e Yasmin são muito conhecidas nacionalmente e internacionalmente e é natural que com isso surjam dúvidas sobre segurança, riscos e modo de uso. Para esclarecê-las, conversamos com médicos e o laboratório responsável por esses anticoncepcionais.

Pílulas combinadas

Tanto Yaz quanto Yasmin são anticoncepcionais combinados. Isso significa que possuem dois hormônios em sua composição.

Yaz

Contém 24 comprimidos que devem ser tomados diariamente e intervalados por 4 dias de pausa entre cada cartela, quando deve ocorrer o sangramento menstrual.

Yasmin

Cada cartela possui 21 comprimidos a serem ingeridos continuamente e com intervalo de 7 dias entre cada cartela para que haja a menstruação.

Composição

Yaz contém 3 mg de drospirenona, uma progesterona sintética, e 0,02 mg de etinilestradiol, derivado do estrogênio.

Já o anticoncepcional Yasmin mantém o mesmo nível de progesterona, mas 0,03 mg de etinilestradiol.

São parecidas com quais outras pílulas?

Esse contraceptivo oral tem formulação semelhante ao Elani ciclo e 28 e ao Iumi, todos da Libbs Farmacêutica.

Como age no corpo?

De acordo com a Bayer, empresa responsável pela fabricação do Yaz e do Yasmin, eles contém hormônios que previnem a gravidez por diversos mecanismos.

Os principais inibem a ovulação e alteram o muco cervical – líquido do colo do útero que tem a função de facilitar o caminho dos espermatozoides até o óvulo e proteger a região íntima feminina de micro-organismos malignos.

Para que serve Yaz e Yasmin

Evita gravidez

teste de gravidez 400x800 0217

Se a paciente seguir as orientações da bula, tomar o medicamento de forma adequada e não misturá-lo com outro composto que possa interferir na absorção, o anticoncepcional Yasmin e o Yaz fornecerão 99% de eficácia na prevenção da gravidez.

Melhora acne e oleosidade

A ação da drospirenona reduz os efeitos dos hormônios masculinos que estimulam a oleosidade e, consequentemente, geram a acne.

Apesar do benefício, há outras opções de tratamento para pele oleosa e com espinhas como pomadas, ácidos e remédios. Apenas um médico poderá dizer qual o mais adequado para cada pessoa.

Melhora inchaço

A drospirenona equilibra a retenção de líquido provocada pelo estrogênio, evitando inchaço.

Ameniza cólica e fluxo menstrual intenso

Os contraceptivos combinados regulam o fluxo de modo a reduzir a duração e a intensidade do sangramento mensal. Em decorrência, também há melhora quanto às cólicas, que ficam menos frequentes.

Efeitos colaterais

De acordo com o laboratório Bayer, quem toma Yaz e Yasmin pode ter um período de adaptação com duração de três a quatro meses em que surgem efeitos colaterais da pílula como enjoo, cefaleia, dor nas mamas, inchaço e espinhas.

Caso os efeitos permaneçam, a mulher deve informar o fato ao ginecologista para que seja avaliada a necessidade de continuar ou trocar o tratamento.

Yaz e Yasmin engordam?

obesidade imc alto 0417 400x800

Yaz e Yasmin estão entre os melhores anticoncepcionais contra retenção de líquido devido ao equilíbrio causado pela drospirenona.

Causa queda de cabelo?

Em entrevista ao VIX sobre anticoncepcional fazer cabelo cair, a nutróloga Anna Virgínia Pinto, especialista em fisiologia hormonal da clínica Patricia Davidson, afirmou que o organismo pode ter uma dificuldade passageira em se adaptar à pílula.

Resumidamente, o corpo pode deixar de produzir alguns hormônios por considerar que a quantidade ingerida pelo medicamento já é suficiente. Com isso, o cabelo fica mais fraco e as unhas quebradiças.

Já a Bayer afirma que nenhum tipo de pílula é capaz de causar tais alterações e que suas origens devem ser investigadas por um médico.

Causa trombose?

trombose pernas 0617 400x800

Todos os métodos contraceptivos com estrogênio elevam o risco de trombose. Alguns estudos ainda relacionam mais fortemente a drospirenona com aumento de trombose em comparação a outros hormônios, mas ainda não há confirmação sobre os achados.

A Bayer não nega o risco, mas lembra que a Comissão Europeia concluiu que os benefícios dos contraceptivos hormonais combinados na prevenção da gravidez continuam a superar os riscos e que a possibilidade de tromboembolismo venoso associada aos anticoncepcionais é pequena.

Risco é maior com outros fatores de risco

O ginecologista Élvio Floresti Junior diz que o risco de trombose por pílula anticoncepcional é baixo. Estima-se que a gravidez tenha de duas a quatro vezes mais chance de causar o problema do que os contraceptivos combinados.

Apesar disso, grupos que já possuem fatores de risco para trombose devem discutir com um especialista os prós e contras de tomar pílula. São eles: obesidade, tabagismo, hipertensão, diabetes, predisposição ou histórico familiar de doenças tromboembólicas, doenças cardíacas relacionadas a válvulas ou mulheres que tenham passado por grandes cirurgias.

Tomar por muito tempo faz mal?

Caso não haja contraindicação, o uso da pílula anticoncepcional por muito tempo não causa malefícios.

Demora em engravidar depois que interrompe?

gravidez feto utero 0717 400x800

A Bayer afirma que não haverá demora em engravidar porque nenhum anticoncepcional fica acumulado no organismo.

Já o ginecologista e obstetra Paulo Marinho, gerente médico do Grupo Perinatal, defende que engravidar após parar pílula pode demorar um pouco. O motivo não é o medicamento em si, mas o histórico de relações sexuais.

Algumas mulheres, especialmente as que mantêm relacionamentos monogâmicos, deixam de usar preservativo ao tomar anticoncepcional e contraem doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) que prejudicam a fertilidade.

Outra explicação é que há pacientes que só deixam de usar o método após os 35 anos, quando a fertilidade é naturalmente menor.

Contraindicação do Yaz e Yasmin

glicemia alterada 400x800 0717

Mulheres que fumam, têm obesidade, hipertensão, diabetes fazem parte dos grupos de risco que não devem tomar pílula.

Quem se submeteu a grandes cirurgias ou apresenta histórico pessoal ou familiar de trombose e doenças cardíacas também deve optar por outros métodos.

A bula do medicamento ainda contraindica o uso para pessoas que têm enxaqueca com aura, câncer e doenças nos rins ou no fígado.

Pode tomar na gestação?

Há mulheres que só descobrem que estão grávidas semanas ou meses após a fecundação e tomaram pílula até então.

A bula do anticoncepcional Yaz e do Yasmin ressalta que estudos com animais e mulheres grávidas mostraram a possibilidade de anomalias no feto cuja mãe usa tais contraceptivos.

Portanto, a usuária deve buscar auxílio médico assim que notar a possibilidade de gravidez.

Pode tomar amamentando?

Não é recomendado o uso de contraceptivos combinados por lactantes pois os hormônios podem ser transferido à criança pelo leite materno.

Esquecimento: o que fazer se não tomar?

tomar pilula anticoncepcional 116 400x800

Menos de 12h de atraso

Se o atraso for menor do que 12 horas a partir do horário de tomada habitual, é possível ingerir o comprimido assim que lembrar e prosseguir normalmente com o ciclo.

Mais de 12h

Caso seja maior do que 12 horas, pode haver redução da eficácia a depender da semana do ciclo.

Na primeira semana do ciclo, há chance de gravidez se houve relação sexual nos sete dias anteriores ao esquecimento, sendo indicado buscar um ginecologista. Em casos em que não houve sexo, basta tomar o comprimido, continuar a cartela e usar preservativo nos sete dias seguintes.

Na segunda semana, é só tomar a droga assim que lembrar, sem a necessidade de procedimentos adicionais visto que a ação do medicamento será mantida.

Já o esquecimento nos demais dias do ciclo requer a escolha de duas opções: na primeira, a mulher deve tomar a pílula esquecida e prosseguir com a ingestão diária das outras, mas iniciar uma nova cartela sem a pausa de sete ou quatro dias. Já na segunda, ela tem de interromper a cartela atual, fazer um intervalo de quatro dias e iniciar uma novar cartela normalmente.

Dois ou mais comprimidos esquecidos

Neste caso, a orientação é contatar um médico e pedir uma orientação individual.

Preço do Yaz e Yasmin*

farmacia2 400x800 0301

Uma cartela do Yaz ou do Yasmin custa em média R$ 70, mas há programas de desconto oferecidos pela Bayer que podem reduzir o valor para a faixa dos R$ 50.

 

-vix

Categorias Mulher

Deixei seu Comentário

Seu email não será publicado.