Açúcar não são apenas calorias vazias que engordam : ele está nos deixando doentes

calorias vazias que engordam – A retirada do açúcar do cardápio é uma das primeiras atitudes de quem planeja emagrecer, mas, segundo especialistas, o alimento deveria ser banido de todas as pessoas que desejam adotar uma vida mais saudável. Afinal, ele não apenas representa calorias vazias que engordam, mas também um risco maior de doenças.

Açúcar está relacionado a doenças crônicas

De acordo com um estudo publicado pela revista científica Obesity, crianças hoje estão manifestando taxas aumentadas de doenças antes relacionadas apenas a adultos, como hipertensão ou triglicérides elevados, além de diabetes tipo 2 e doença hepática gordurosa.

Os motivos estariam relacionados a uma epidemia de obesidade em que o açúcar seria um dos principais vilões causadores do problema. A obesidade está aumentando em 1% ao ano em todo o mundo, enquanto a diabetes apresenta crescimento de 4% no mesmo período.

Os dados mostram, portanto, que não se trata apenas de um consumo maior de calorias, mas sim de calorias vazias, como as presentes no açúcar. Além disso, é notado quem diversos países muitas pessoas são diabéticas sem serem obesas.

Segundo cientistas, o açúcar pode não ser o único fator que predispõe a doenças crônicas, mas é certamente o mais fácil e simples de ser evitado. Frutose, a molécula doce no açúcar, contém calorias que podem ser transformadas em energia, mas não promove nutrição porque não há reação bioquímica que exija isso.

Açúcar em excesso provoca diabetes, doença cardíaca, doença hepática gordurosa e cárie dentária, além de possui efeito viciante semelhante a drogas pesadas e até mesmo provocar crises de abstinência quando tem seu consumo retirado bruscamente do cardápio.

 

-vx

Categorias Dicas de Alimentação,Saúde

Deixei seu Comentário

Seu email não será publicado.